domingo, 12 de dezembro de 2010

Escola Estadual vira exemplo de cidadania

Felipe Guerra - Um resgate da cidadania associado a uma aula constante de consciência ambiental. É o que proporciona o Projeto Horta Viva, na Escola Estadual Antônio Francisco, no município de Felipe Guerra, através do qual os 600 alunos, com orientação dos professores, produzem todas as hortaliças usadas pelas cozinheiras na merenda.

A ideia inicial não era limpar um terreno baldio que havia por trás da escola. A professora Leodete Pascoal teve a ideia de, além de limpar o mato e retirar lixo, plantar hortas no local. "A solicitação foi feita à diretora da escola, Maria das Neves Leite, no mês de abril de 2009, e no mesmo dia o muro foi derrubado para a máquina entrar e fazer a limpeza", diz Leodete.

Hortaliças são produzidas sem agrotóxicos
 
Houve dificuldades para começar a produção das hortaliças. Pragas atacaram principalmente o tomate. A solução agro-ecológica foi alcançada pelos próprios alunos, com auxílio dos extencionistas do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) do município.

Segundo a professora Leodete Pascoal, os técnicos da Emater ensinaram os alunos e os professores a prepararem misturas com ervas para fazer defensivos naturais. "A gente combate as pragas com molho de 'nim' e alguns tipos de insetos com molho de pimenta", diz a professora.

Projeto ganha prêmio do sistema CNI/FIERN
  Os técnicos do setor de educação do Serviço da Indústria e do Comércio (SESI), de Mossoró, ficaram sabendo do Projeto Horta Viva quando visitaram Felipe Guerra, há três meses, para conhecer o trabalho o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (CONDICA) e incentivaram os professores a inscrevê-lo no Prêmio Construindo o Futuro 2010/2011, do Instituto Cidadania Brasil CNI/FIERN/SESI.Jornal de Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário